Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor faz balanço da primeira fase do Enem

Prova da primeira fase do Enem foi realizada por cerca de 2,3 milhões dos estudantes em mais de 1,7 mil municípios neste domingo (21)

No AR em 22/11/2021 - 17:26

O Programa Tarde Nacional convidou o professor de gramática Gustavo de Carvalho Afonso, para fazer uma análise da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada neste domingo, 21 de novembro. O docente trabalha há 14 anos em cursos pré-vestibulares.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro dia de aplicação do Enem teve 26% de abstenção. Compareceram cerca de 2,3 milhões dos estudantes em mais de 1,7 mil municípios. Foram inscritos no total 3,1 milhões de candidatos. As provas aplicadas neste domingo (21) foram de redação, linguagens e ciências humanas. A redação teve como tema este ano "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". 

Segundo Gustavo Afonso, o tema da redação foi muito coerente com a prova. Apesar de não ter sido um tema diretamente relacionado com a pandemia, acesso à cidadania no Brasil vai muito de encontro com os direitos humanos, o que é comum da prova. "Questões ligadas ao reconhecimento da identidade são para estudar sim", afirma o professor.

No próximo domingo (28), os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza. O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, ele serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para o estudante ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. 

Ouça a entrevista completa com o educador no player acima.

 

 

Criado em 22/11/2021 - 17:39