Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Anafilaxia: ferroada de inseto pode desencadear reações alérgicas graves

Ouça a entrevista com Alexandra Sayuri Watanabe, da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

No AR em 16/12/2021 - 13:40

Anafilaxia é o nome dado para reações à ingestão de um alimento ou a uma picada de inseto que afetam vários orgãos, com sintomas associados à falta de ar. Isso pode acometer o sistema cardiovascular e ter outros sintomas, como os gastrointestinas. Sobre esse assunto o Tarde Nacional conversou com Dra. Alexandra Sayuri Watanabe, coordenadora do Departamento Científico de Anafilaxia da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). 

Como prevenir

A médica explica que os insetos hematófagos, que sugam o sangue dos seres humanos, a exemplo do pernilogo, do percevejo e da pulga, tendem a causar reações alérgicas somente na pele e de gravidade menor. "Tem um outro grupo de insetos, os himenópteros, que são as abelhas, as vespas e as formigas, cujo veneno é muito potente, então algumas pessoas podem desenvolver reações alérgicas contra esses venenos e, aí assim, uma picada pode desencadear reações mais graves", explica a Dra. Alexandra.

A doutora também diferenciou os casos de anafilaxia dos casos de picada de escorpião. De acordo com ela, a picada de escorpião não se enquadra em uma alergia e sim em um envenamento, diferentemente dos insetos citados.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Criado em 16/12/2021 - 14:50