Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Psicóloga reúne histórias de sobreviventes do suicídio

Karen Scavacini enfatiza a importância de falar sobre as próprias angústias, e que esse processo pode ser curativo

No AR em 20/09/2022 - 14:59

O programa Tarde Nacional entrevistou a psicóloga Karen Scavacini, que organizou três livros sobre histórias de sobreviventes de tentativas de suicídio. Karen também é pesquisadora e co-fundadora do Instituto Vita Alere, responsável por organizar o concurso literário que coletou essas histórias de superação. 

"Os livros trazem os dez primeiros colocados de cada categoria", explica. Ela esclarece que as histórias reúnem relatos de pessoas que precisaram, em alguma momento da vida, lidar com essa questão, tanto por terem de fato tentado o suicídio como por terem perdido um ente querido dessa forma.

A iniciativa "vem da vontade de dar voz para essas pessoas, porque a gente acredita muito no poder curativo, não só de contar a história, mas também ouvir histórias". Ela entende que essa é uma forma de poder mudar a consciência publica e poder ajudar mais ainda a quem precisa. 

A especialista esclareceu que as histórias enviadas são lidas por um grupo. “A gente tem uma comissão que lê essas histórias, com muito cuidado, pois todas trazem situações difíceis e delicadas."

Ela enfatiza que o foco do livro é mostrar que é possível ter um caminho de superação. "E que depois tem uma ressignificação de vida que, quando a pessoa está imersa na dor e no sofrimento, não consegue perceber."

O concurso literário para a edição do quarto livro já está aberto. Os detalhes estão no site da instituição.

Ouça a entrevista completa no player acima

Criado em 20/09/2022 - 16:10