“Desautomatizar” o consumo de água. Esta é a proposta da campanha #águapedeágua lançada pelo Instituto Akatu com o apoio de organizações da sociedade civil. Por meio de uma série de ações bem-humoradas e dicas simples, a iniciativa propõe um engajamento coletivo em prol do consumo consciente da água.
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Para falar sobre o assunto, o programa Tarde Nacional desta quinta-feira (30) entrevistou a gerente de Comunicação do instituto, Gabriela Yamaguchi, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia sobre a importância de uma nova postura em relação ao uso da água e alertou para uma conscientização também fora dos tempos de crise.
Segundo ela, o atual momento da crise por falta de água é consequência do modo como as pessoas estão acostumadas a consumir há algum tempo, com ritmo bastante elevado. No caso de São Paulo, esse consumo é 50 vezes maior quando comparado à outras regiões, já que o estado é o maior do país.
Gabriela ressaltou que a crise hídrica que o Brasil está vivendo no momento tem efeitos diretos também nos produtos, principalmente alimentícios. A seca ocasionada pela falta de chuvas afeta as plantações do país e, consequentemente, prejudica, também, os negócios do setor.
A gerente de Comunicação do Instituto Akatu destacou, ainda, que as pessoas devem estar conscientes de que todos os produtos para consumo precisam de água para serem produzidos e, com a falta de água, a qualidade desses produtos pode cair consideravelmente.
Confira o bate-papo na íntegra e as dicas reunidas na plataforma aguapedeagua.org.br
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.