Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jorge Bodanzky estreia filme com comunidades amazônidas

“No Meio do Rio, Entre as Árvores” dá voz aos povos da floresta,

A falta de espaços que valorizem o protagonismo dos povos da floresta há tempos vem incomodando o cineasta Jorge Bodanzky. Segundo ele, as histórias sobre essas populações geralmente são contadas por pessoas de fora, que pouco conhecem da realidade da região.

 

Por conta dessa inquietação, surgiu o projeto que resultou no filme “No Meio do Rio, Entre as Árvores”. A direção é de Bodanzky, que conta com a ajuda daqueles que são mais que personagens na narrativa.

 

Diversas oficinas de vídeo e fotografia aconteceram na região do Alto Solimões, no estado do Amazonas, onde o filme foi rodado. Dominadas as técnicas, chegou a vez de dar voz às comunidades.

 

De um lado, o impacto foi sentido na autoestima daqueles que se viram na tela, transmitindo conhecimentos de seus ancestrais. De outro, pela perspectiva do diretor, o resultado foi a descoberta de novas formas de ver a Amazônia, apesar de tantos anos de trabalho na região.

 

O documentário estreou nesta quinta-feira (26), em São Paulo, e deverá ser exibido em diversas salas de cinema pelo país. Depois disso, ele estará disponível na internet.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 27/03/2015 - 22:00 e atualizado em 27/03/2015 - 19:12

Mais do programa