Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival Interuniversitário de Cultura agita municípios do Rio de Janeiro

Durante os dez dias de evento, a ideia é difundir a arte e a cultura

O professor Carlos Vainer, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ e Secretário-Executivo do Fórum Interuniversitário de Cultura-RJ, falou ao programa Tarde Nacional sobre o Fest-FIC, o Festival Interuniversitário de Cultura, que acontece do dia 02 ao dia 12 de julho, em 19 municípios do estado do Rio de Janeiro.

 

Reunidas no Fórum Interuniversitário de Cultura, instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro promovem a primeira edição do Fest-FIC com oficinas, cursos, espetáculos de teatro, música, dança, exposições, contação de histórias, saraus, brincadeiras para o público infantil, entre outras atividades. O evento é plural, contemplando todas as idades e gostos e completamente gratuito.

 

De acordo com o professor Carlos Vainer, nesta entrevista, a ideia fundamental é que as instituições de ensino superior do estado do Rio são grandes centros produtores e difusores de arte e cultura, mas não são vistas dessa forma pela população. “A universidade tem o compromisso com a democratização da arte e da cultura”, diz ele, justificando a união de forças para uma atuação combinada no Fórum Interuniversitário de Cultura. “Nós estamos propondo a abertura de um grande diálogo na esfera pública, entendendo que a arte, antes de mercadoria, deve ser um exercício público, coletivo, de interação popular com as instituições públicas, como as universidades”, completa o professor Carlos Vainer.

 

Ouça a entrevista na íntegra e saiba as dicas da programação, clicando no player acima!

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h04, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro.



Criado em 01/07/2015 - 20:41 e atualizado em 01/07/2015 - 16:59