Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia mundial da Sepse ou “infecção generalizada” é celebrado nesta sexta (11)

Campanha mundial busca conscientizar população e classe médica para a

O Tarde Nacional desta quinta-feira (10) falou sobre a Sepse, que antigamente era conhecida como septicemia ou infecção generalizada. No próximo domingo (13), Dia Mundial da Sepse, uma ação deverá reunir mais de 60 países em um trabalho de conscientização sobre o problema.

 

No Brasil, a ação está prevista para esta sexta-feira (11) em algumas cidades, entre elas Belém, no Pará.

 

O Médico e Vice-Presidente do Instituto Latino Americano de Sepse, Luciano Azevedo, falou sobre diagnóstico, tratamento e prevenção da Sepse. Ele explicou que, em caso de infecção, o sistema de defesa do corpo humano tenta combater o problema, como um exército. Mas, quando a infecção se torna muito grave, esse processo pode gerar uma inflamação e até uma alteração ou parada do funcionamento de um ou mais órgãos.

 

Por isso, o alerta para a importância do diagnóstico precoce serve não só para a população em geral, mas também para a classe médica, de acordo com Azevedo.

 

A Sepse pode ser desencadeada por qualquer tipo de infecção, principalmente em pessoas mais sensíveis, como crianças, idosos e pacientes com doenças crônicas. O médico alerta que, nesses casos, em sinal de febre e mal estar, é importante procurar um profissional de saúde para descartar a possibilidade de Sepse.

 

Você encontra mais informações sobre a campanha mundial no site www.diamundialdasepse.com.br

 

Ouça a íntegra da entrevista clicando no player acima.

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Criado em 10/09/2015 - 22:35 e atualizado em 10/09/2015 - 19:14

Mais do programa