Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Febre do oropouche: conheça a segunda doença febril mais frequente no país

Saiba mais sobre um dos mais importantes arbovírus (vírus transmitidos

Apesar de pouco conhecido, o oropouche é um dos mais importantes arbovírus (vírus transmitidos por picadas de insetos) do Brasil. Conhecido desde o começo da década de 60, ele causa a segunda doença febril mais frequente no país, perdendo apenas para a dengue em número de casos.

 

Em entrevista ao Tarde Nacional desta terça-feira (12), o professor de Virologia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Eurico Arruda, explicou que, como os sintomas da febre do Oropouche são semelhantes aos da dengue, muitas vezes os doentes são diagnosticados de forma errada. Ele alertou para a importância de se prestar mais atenção ao vírus neste momento, devido às síndromes febris que ele pode estar causando Brasil afora.

 

Além da febre alta, a doença causa calafrios, dor de cabeça muito forte, fotofobia e dor na região lombar. Os sintomas normalmente duram de quatro a cinco dias e depois passa. Uma característica específica desse vírus é que em um terço dos casos pode haver uma recaída e os sintomas podem durar mais cinco dias.

 

O principal transmissor da doença é uma pequena mosca chamada Culicoides paraensis, conhecida com maruim, mosquito-pólvora e borrachudo. Mas, de acordo com o Eurico, já foi comprovado que outros vetores podem transmitir o vírus, inclusive do gênero Aedes. Os maruins são normalmente encontrados em áreas ribeirinhas, mangues, regiões alagadas. De acordo com o Eurico, “a Amazônia é o celeiro de oropouches”. 

 

Ficou interessado em saber um pouco mais sobre o vírus oropouche? Clique no player acima e ouça na íntegra a entrevista!

 

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia.

 


Oropouche, um vírus da Amazônia, causa mesmos sintomas da dengue
 

 

Criado em 13/01/2016 - 16:28 e atualizado em 13/01/2016 - 15:06

Mais do programa