Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa investiga dengue, zika e chikungunya no Amazonas

Estudo acontece em Manacapuru, Itacoatiara e Tefé, por conta do alto

O Tarde Nacional desta quinta-feira (31) falou sobre um estudo cujo resultado pode ajudar no controle e prevenção da dengue, do zika e da chikungunya no estado do Amazonas. A responsável pela iniciativa é a pesquisadora da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Regina Maria Figueiredo,.

 

Ao Tarde Nacional, Regina explicou que a pesquisa acontece em três municípios: Manacapuru, Itacoatiara e Tefé. Isso porque, em 2011, o alto número de casos de dengue chamou a atenção das autoridades. Mas como os sintomas da dengue se confundem com os de outras doenças, a pesquisadora acredita que pode ter havido uma supernotificação.

 

Os estudos começaram em 2014, com o treinamento dos profissionais da saúde. As amostras de sangue de pacientes com suspeita de dengue começaram a ser coletadas em 2015 e continuarão a ser coletadas até o fim de 2016.

 

Regina Figueiredo explica que o estudo pode ser significativo na luta contra essas doenças, já que, com essa técnica, é possível chegar ao genoma dos vírus e até saber se houve mutação nos mesmos.

 

Ouça a íntegra da entrevista no player acima.

 

O Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.



Outono: aedes aegypti também se prolifera nessa época do ano?

É possível vencer o mosquito Aedes aegpty sem saneamento básico?

Criado em 31/03/2016 - 21:25 e atualizado em 31/03/2016 - 18:19

Mais do programa