Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

De 1989 a 2014: o que mudou depois da queda do Muro de Berlim?

O fim da União Soviética, a reunificação da Alemanha e o capitalismo

Novembro de 2014 marca os 25 anos da derrubada do muro de Berlim, o fim da URSS e o surgimento de uma novos conflitos também. É este o cenário tratado pelo professor de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Willians Gonçalves, e o historiador e pesquisador da Revista de História da Biblioteca Nacional, Bruno Garcia, no Tema Livre desta terça-feira (18). 

 

Não há mais muro em Berlim, mas ergueram-se diversos outros, físicos ou não. "Mas a derrubada do muro resultou em consequências importantes, e que ainda estão aí. Não é um círculo fechado da história. A Alemanha ainda luta para se reunificar, de fato. Por outro lado, no plano internacional, podemos dizer que uma nova guerra fria está se iniciando em que a Alemanha, como uma das importantes potências da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) mantém relações cada vez mais difíceis com a Rússia de Vladimir Putin. A Rússia integra uma coalização bastante ampla, que inclusive o Brasil participa, que é o Brics [que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul]", destacou o professor Willians. 

 

Confira a íntegra do programa. Tema Livre vai ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Nacional do Rio de Janeiro, às 10h05.

 

 



Criado em 18/11/2014 - 13:50 e atualizado em 18/11/2014 - 15:30