Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nesta terça-feira é celebrado o Dia Mundial Sem Carro

A mobilidade urbana por bicicleta em discussão no Tema Livre

O dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. A data foi criada na França, em 1997. A mobilidade urbana por bicicleta foi o assunto do Tema Livre desta terça-feira (22). Quais as particularidades do uso da bicicleta, e dos ciclistas, como meio de transporte no Rio de Janeiro? A cidade caminha para ter 450 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas, calçadas e faixas compartilhadas até o início das Olimpíadas.

 

Ouça o programa na íntegra clicando no Player acima!

 

Para esta discussão, a produção do Tema Livre reuniu, no estúdio da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Navarro Maranhão, gerente do programa Rio Capital da Bicicleta, criado em 2009, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Arjen Uijterlinde, cônsul-geral da Holanda, país referência no uso da bicicleta como meio de transporte; Rodrigo Vitório, conselheiro da ONG Transporte Ativo, que tem por objetivo massificar o uso da bicicleta como meio de transporte; Danielle Hoppe, gerente de transportes ativos do ITDP Brasil - Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) - entidade norte-americana que promove o transporte sustentável e equitativo no mundo, concentrando esforços para reduzir as emissões de carbono, acidentes de trânsito e a desigualdade social.

 

Para os participantes, de modo geral, é notório o aumento do uso da bicicleta nas ruas do Rio de Janeiro e em outras cidades do país, como São Paulo. Trata-se de um movimento internacional, que tem influência na melhoria do trânsito de veículos nos meios urbanos e também na redução da emissão de poluentes, o que acarreta em benefícios para todo o meio ambiente. Para o cônsul-geral da Holanda, Arjen Uijterlinde, a cidade está mudando rapidamente, se adequando a essa nova demanda por formas alternativas de transporte.

 

A ideia principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, propondo para os que dirigem o carro ou a motocicleta todos os dias que repensem a dependência que criaram em relação a essas formas tradicionais de transporte. O objetivo é que as pessoas experimentem formas alternativas para se locomoverem pelas cidades.

 

Entre os dias 20 e 22 de setembro aconteceu no Rio o 5º Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, o BiciRio.



Criado em 22/09/2015 - 17:35 e atualizado em 22/09/2015 - 17:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique