Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Novembro azul em pauta no Tema Livre

O programa debate a prevenção do câncer de próstrata

O Tema Livre desta quarta-feira (16) discute o câncer de próstrata


 

Novembro é considerado o mês de conscientização e prevenção da doença. Assim como nos outros tipos de câncer, a prevenção e o diagnóstico precoce têm grande importância para o combate do câncer de próstata. O problema é que, além da necessidade de conscientização para tratamento da saúde, de problemas no acesso aos exames na rede pública e do alto custo dos planos de saúde, ainda existe um grande obstáculo a ser enfrentado: é o estigma dos homens que têm medo ou preconceito com relação ao exame de próstata. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A estimativa do INCA é de que 61.200 novos casos sejam diagnosticados este ano.


 

Participaram do debate a oncologista clínica do Centro de Oncologia da Rede Dor e do Inca, Alexandra Mattos; o urologista, Ricardo Cremer; o professor titular da UERJ, membro da Academia Nacional de Medicina e chefe do serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto, médico Ronaldo Damião; e a psicóloga Elena Lerner. 


 

Ouça o programa na íntegra, clicando no player acima.




O Tema Livre vai ao ar das 10h às 11h, de segunda a sexta-feira. Sintonize a Rádio Nacional em AM 1130 ou pela internet.



Criado em 16/11/2016 - 13:15 e atualizado em 19/12/2016 - 09:29