Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caymmi conta partida da Bahia e chegada ao Rio em entrevista de 1973

No Especial JB, em 1973, Dorival Caymmi canta, toca e conta como criou

Na terceira parte do programa Especial JB, em maio de 1973, Dorival Caymmi relembrou como foi sua batalha para conseguir emprego na Bahia e, posteriormente, no Rio de Janeiro. "Tentei atuar como revisor na redação de um jornal na Bahia para ganhar algum dinheiro, mas o sonho era conhecer aquela gente famosa do rádio do Rio nos anos 1930. Em 1938, tomei a decisão de me mudar para o Rio de Janeiro. Peguei o navio Itapé num 1º de abril. Quase ninguém acreditou".

 

Na viagem, Caymmi disse que encontrou um quadro "estranhíssimo" na terceira classe do Ita. A imagem inspirou a composição 'Pequei um Ita no Norte'. "Se era difícil pra mim, vindo do Nordeste, imaginei como seria para quem vem de navio da Região Norte do país".

 

Ita era o nome de um tipo de navios da Companhia Nacional de Navegação Costeira. Esses navios transportavam cargas e passageiros em toda a costa brasileira na primeira metade do século XX. Tinham nomes em tupi-guarani iniciados por Ita: Itagiba, Itaberá, Itaguassu, Itaimbé, Itahité, Itaipu, Itajubá, Itanagé, Itapé, Itapema, Itagagé, Itapuca, Itapuhy, Itapura, Itaquara, Itaquatiá, Itaquera, Itaquicé, Itassucê, Itatinga e Itaúba.

 

Os Itas deixaram de existir. Porém, a lembrança deles ficou imortalizada na letra de 'Peguei um Ita no Norte', composta Dorival Caymmi nos anos 1940: "Peguei um Ita no norte; e vim pro Rio morar; Adeus meu pai, minha mãe; Adeus Belém do Pará".

 


Com colaboração do radialista goiano Paulo Francisco Ferreira, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes apresenta a terceira parte do Especial JB com Dorival Caymmi, em 1973. Ele cantou, tocou e contou o que viu na viagem que se tornou decisiva em sua carreira musical.

 

Clique no player acima e confira. 

 


O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h05 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 04/06/2015 - 15:22 e atualizado em 08/06/2015 - 06:32

Mais do programa