Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Memória do rádio: o narrador que deixou transmissão por causa do América

Ouça um gol de 1949 com locução de Jayme Moreira Filho, o americano

Waldir Amaral, um dos mais famosos narradores esportivos do rádio brasileiro, nasceu em Pilar de Goiás, em 1926. Faleceu em 1997. Na segunda metade dos anos 1940, Waldir se mudou para o Rio de Janeiro. Começou a trabalhar na área comercial da Rádio Tupi em 1948. Pouco depois, passou a atuar também como assistente da equipe de esportes da Rádio Mauá, que era chefiada pelo narrador Jayme Moreira Filho, torcedor assumido do América Futebol Clube. 

 

No início dos anos 1950, Jayme narrava, na Rádio Mauá, o clássico Fluminense x América. No começo do segundo tempo da partida, o tricolor carioca goleava a equipe americana por 3 x 0. Revoltado com a derrota iminente de seu time, Jayme olhou para o então auxiliar Waldir Amaral e disse: "menino, eu não vou narrar mais esse jogo. Vou embora pra casa. Agora é a sua chance". Waldir seguiu com a narração e transmitiu mais dois gols do Fluminense.

 

A Rádio Mauá do Rio de Janeiro, inicialmente denominada 'Rádio Transmissora', pertenceu inicialmente ao grupo Radio Corporation of America - RCA. Iniciou suas atividades em 1924. Em 1935, por decisão Estado Novo, no governo de Getúlio Vargas, não eram mais permitidas emissoras de rádio operadas por empresas estrangeiras. A Transmissora foi concedida a um proprietário brasileiro e passou a se chamar Rádio Rio. Mudou novamente de nome, para Rádio Mauá, quando a concessão foi devolvida ao Governo Federal. Sob gestão do Ministério do Trabalho, passou a adotar o slogan 'a emissora do trabalhador'.

 

Com colaboração do radialista goiano Paulo Francisco, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes conta histórias curiosas da emissora que lançou Cid Moreira, Haroldo de Andrade, Waldir Amaral e outros grandes nomes do rádio e da TV. Paulo mostra também um gol de Ademir Menezes, no Vasco da Gama, narrado por Jayme Moreira Filho, em 23 de janeiro de 1949.

 

Ouça no player acima o quadro completo.

 

O Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 



Criado em 22/07/2015 - 23:13 e atualizado em 23/07/2015 - 10:36

Mais do programa