Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC AM: a casa da MPB também nos anos 1970

Rose Esquenazi mostra que a emissora sempre deu oportunidade aos

No próximo dia 7 de setembro, a Rádio MEC AM comemora 79 anos. A valorização do talento musical do Brasil é uma das marcas da emissora.

 

O programa '100 anos da Música Popular Brasileira ao Vivo', na década de 1970, é um dos exemplos desse compromisso. Teve criação, texto, pesquisas e narração do escritor, radialista, historiador, crítico e pesquisador de MPB, Ricardo Cravo Albin. Ele tentava reproduzir os musicais da juventude, que ouvia ao vivo do auditório da Rádio Nacional.

 

"Nem sempre os músicos convidados tinham espaço nas gravadoras e nos estúdios de outras rádios. Muitas vezes, eram pessoas humildes, semianalfabetas, mas geniais. Daí a importância da participação no programa", costuma afirmar Ricardo Cravo Albin.

 

Todos os sábados, às 13h30, o programa ia ar para contar a história da MPB. Praticamente todos os grandes intérpretes foram convidados. Mas a ênfase ficou em Cartola, Luiz Gonzaga e os então jovens Paulinho da Viola, Beth Carvalho e outros que ganharam, na Rádio MEC AM, e em rede para todo o país através do Projeto Minerva, a primeira oportunidade de divulgação em âmbito nacional.

 

“Em 70 horas, nós veiculamos o melhor da discografia que existe no Brasil, com discos que não existem mais, porém estão gravados na Rádio MEC”, conta Ricardo Cravo Albin.

 

A emissora lançou muitos outros programas de música. Ricardo Cravo Albin participou, ao lado de Paulo Tapajós, Haroldo Costa e Clóvis Paiva das séries 'Nosso Domingo Musical', 'Estampas Brasileiras', 'Folclore do Brasil', 'Discos de Ouro', 'Gente da Música', entre outros.

 

Com colaboração da professora de PUC-RJ e jornalista Rose Esquenazi, quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes da segunda-feira (10) explicou como o projeto '100 anos da Música Popular Brasileira ao Vivo' foi decisivo para a divulgação dos talentos da MPB em pleno período da ditadura militar. Ouça também trechos de sucessos divulgados pelo programa: Notícia, com Roberto Silva e Batalhão do Samba; Divina Dama, com Cartola; Feitiço da Vila, com Odete Amaral; e Flor Amorosa, com Altamiro Carrilho.

 

Clique no player e saiba mais. 

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 11/08/2015 - 11:05 e atualizado em 18/08/2015 - 11:13

Mais do programa