Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Relembre quando a 89.3 do Rio de Janeiro 'virou Manchete'

Quadro 'O rádio faz história' recorda áudio da extinta Manchete FM em

Duas décadas depois de ter lançado a sua primeira revista, 'Manchete', o Grupo Bloch resolveu ingressar na mídia eletrônica. Primeiramente, ainda nos anos 1970, comprou a Rádio Federal, 760Khz AM, que ficava sediada na cidade de Niterói e, mais tarde, seria rebatizada de Manchete AM.

 

Em 1978, aproveitando o início da fase de popularização da banda de Frequência Modulada, o Grupo Bloch lançou a Manchete FM Stereo, em 89,3Mhz, no Rio de Janeiro. A emissora deu origem a uma rede que também incluiria rádios em São Paulo, Recife, Salvador e Brasília.

 

Ao longo dos seus pouco mais de 20 anos de existência, encerrados em 1999, a Manchete FM assumiu diversos estilos, oscilando entre atender os jovens das classes AB e as classes populares. Apesar de ter emissoras em cinco capitais, a Rede Manchete de Rádio não possuía uma programação única: em cada praça, adotava-se uma estratégia de grade de programação própria, com locutores e músicas ligados aos gostos locais.

 

No início dos anos 1990, a Manchete FM no Rio de Janeiro dirigia-se aos jovens. Foi, por exemplo, uma das primeiras a tocar funk, consolidando o fim das tardes como faixa tradicional para esse tipo de gênero no dial carioca.

 

Com colaboração do escritor e radialista Fernando Morgado, o quadro 'O rádio faz história' do programa Todas as Vozes de 15 de setembro recordou trecho da programação da Manchete FM em 20 de outubro de 1990, justamente no dia em que começaria o horário de verão daquele ano. No ar, Nino Benieni e mixagens do DJ Rui Taveira. Acompanhe no player o áudio completo.

 

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.



Criado em 21/09/2015 - 18:20 e atualizado em 21/09/2015 - 14:54

Mais do programa