Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vicente Celestino: conheça história do cantor na música, no rádio e no cinema

Ouça, também, trecho de programa especial da Rádio Nacional nos anos

Antônio Vicente Filipe Celestino nasceu no dia 12 de setembro de 1894. Foi um dos mais famosos intérpretes do Brasil. Pertenceu à chamada época de ouro da música brasileira, ao lado de outros grandes cantores, como Mário Reis e Francisco Alves.

Vicente nasceu em Santa Teresa, na Rua do Paraíso, 11. Teve onze irmãos. Cinco dedicaram-se ao canto e um ao teatro. Os pais, italianos, vieram da Calábria ainda muito jovens. Por ser mais velho, Vicente teve que arcar com o sustento dos irmãos quando o pai, que era guarda-livros, morreu.

A iniciação musical se deu em 1913, como amador. Cantando em um chope-berrante, à noite, ganhava apenas um pro labore simbólico. Se o público gostasse, podia alcançar mais um pequeno degrau rumo à fama. Às vezes, cantava em italiano, idioma dos pais.

Certo dia, em 1914, ao sair com os amigos, já adulto, cantou em um bar e foi convidado, por um empresário, a se apresentar profissionalmente. Primeiro, no Teatro São José, em São Paulo. Depois, na Companhia Paschoal Segreto, como corista. Começou a gravar na Casa Édison, no Rio.

Chorar a traição da mulher, sofrer por amor, beber até cair... todo esse dramalhão que fez tanto sucesso acabou cansando o público que mudava de gosto nos anos 1950. Vicente passou a se sentir discriminado. A voz era ótima, mas o cantor era rejeitado no Teatro Municipal. O cantor Orlando Silva chamou-o de “bebê chorão do rádio”.

Com colaboração da professora da PUC-RJ e jornalista Rose Esquenazi, o quadro 'O rádio faz história', do  Todas as Vozes da segunda-feira (21), mostra trechos dos sucessos Mia Gioconda, O Ébrio e Porta Aberta.

Ouça também a abertura do programa Caricaturas Figacol, da Rádio Nacional, veiculado em 5 de fevereiro de 1949. Era escrito por Fernando Lobo, com a orquestra de Lírio Panicalli e narração de Roberto Faissal. O programa dramatizou a vida de Vicente Celestino.

Acompanhe, no player acima, o quadro completo.

Todas as Vozes vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 10h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz, com apresentação do jornalista, professor e radialista Marco Aurélio Carvalho.

 

 

 

Criado em 21/09/2015 - 21:53 e atualizado em 22/09/2015 - 12:15

Mais do programa