Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Voto feminino: professora nordestina foi primeira eleitora do Brasil

Conheça a história de Celina Guimarães Vianna, pioneira que conseguiu

A edição do Viva Maria desta terça-feira (24) presta homenagem às mulheres que nos idos de 1910, que deram início ao movimento pelo sufrágio feminino - a começar pela professora Deolinda Daltro, que fundou, no Rio de Janeiro, o Partido Republicano Feminino. Impossível esquecer também a luta que se travou a partir de 1919, quando a bióloga Bertha Lutz fundou a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher.

 

Ouça também:

 

Voto feminino no Brasil completa 83 anos nesta terça-feira

 

No Nordeste, a pioneira, professora Celina Guimarães Vianna, conseguiu seu registro para votar na década de 20. Ela é apontada como sendo a primeira eleitora do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, Celina requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró (RN) em novembro de 1927.

 

O Rio Grande do Norte ingressou na história do Brasil como o estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. Foi lá também que as brasileiras conseguiram eleger a primeira prefeita do Brasil. O fato aconteceu em 1929, quando Alzira Soriano elegeu-se na cidade de Lages.

 

De lá pra cá, como diz a atriz Cida Mendes, na pele de sua personagem Concessa, continuamos muito “pouquinha”. Nossa baixa representatividade no Congresso Nacional chega a ser aviltante. No Senado, hoje, são 13 senadoras no total de 81 cadeiras (16%). Na Câmara, são 51 deputadas, ou 10% dos 513 membros.

 

E se você aí se pergunta: "Afinal, por que ainda vivemos tamanha desigualdade?", escute no player a opinião da jornalista Jacira Mello, que é diretora-executiva do Instituto Patrícia Galvão e há anos debate a relação que nós Marias temos com o poder.

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.



Criado em 24/02/2015 - 12:41 e atualizado em 24/02/2015 - 10:32

Mais do programa