Na véspera do 13 de maio, Viva Maria se apressa em divulgar a hashtag #bastaderacismonauniversidade, criada a partir de uma manifestação de ódio e intolerância racial. Manifestação que prova que a abolição da escravatura no Brasil é um processo inacabado.
Cento e vinte e sente anos depois da Lei Áurea, nosso país, infelizmente, ainda convive com um racismo inaceitável e criminoso até mesmo nos bancos da academia, nos campi universitários de instituições referência, como a Universidade de São Paulo (USP), que acabou de ser palco de ofensas racistas às mulheres negras.
Quem compartilha perplexidade e indignação com a gente é Odete Cristina estudante de mestrado da USP e militante do Grupo de Mulheres Pão e Rosas. Odete nos fala sobre o racismo na USP no contexto da mobilização por cotas e convida a todas e todos para a mobilização no Largo do Batata nesta quarta-feira (13), às 17h. A militante também faz um breve histórico desse grupo.
Para entender o caso, acompanhe a íntegra da entrevista!
Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.
Ouça também: Estudante da Universidade de Brasília cria projeto que critica racismo
Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.