Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Movimento pede manutenção em barragens brasileiras

O Viva Maria falou sobre a situação da população de Mariana (MG) com a

O programa Viva Maria desta segunda-feira (25) comemora o aniversário de São Paulo e fala sobre as chuvas que não estão dando trégua nesta última semana do mês. As notícias sobre enxurradas e enchentes são mais do que constantes na vida das pessoas que, há pouco mais de dois meses, foram vítimas de um drama que ainda não terminou.

 

Trata-se da população da cidade de Mariana, em Minas Gerais, que foi assolada pela tragédia do rompimento da Barragem do Fundão. A intensidade das chuvas na região nos últimos dias vem aumentando o nível do Rio Doce.

 

Na última quinta-feira, segundo informações da Radioagência Nacional, o rio subiu e inundou várias cidades afetadas pelo desastre de 5 de novembro. Enquanto se espera que a Samarco, empresa responsável pela barragem de detritos de mineração que se rompeu, cumpra as promessas de liberar os recursos para a recuperação dos estados e cidades atingidas, o Viva Maria de hoje conversa com Judite Rocha, representante do Movimento de Atingidos por Barragem e professora de Educação no Campo.

 

Ela falou sobre a triste situação das comunidades que, em várias regiões do país, vivem o mesmo drama de ver a sua terra arrasada, dos sem terra, sem teto e sem chão. A educadora afirmou que outras barragens do Brasil estão em mau estado de conservação.

 

Ouça também:

 

Retrato real da tragédia do rompimento da barragem de Samarco, em Mariana

 

“A gente já tinha feito várias denúncias de que havia essa probabilidade de que acontecesse isso futuramente, inclusive temos denúncias também em algumas hidrelétricas, como a da barragem de Tocantins, que é a Barragem Peixe Angical, onde existe toda uma probabilidade de um rompimento no futuro”, destacou.

 

Judite defende que, caso a manutenção ocorresse em todas as barragens do país, não seriam necessárias novas hidrelétricas para gerar energia.

 

“A gente tem, por exemplo, a Barragem de Itaipu, que das sete turbinas que foram construídas para gerar energia, somente quatro funcionam. Ou seja, três precisam de manutenção. Então, se as barragens tivessem manutenção, nós teríamos todas gerando energia e funcionando e, com isso, menos necessidade da construção de hidrelétricas no Brasil”.

 

A educadora contou que o Movimento de Atingidos por Barragem trabalha em projetos de conscientização de comunidades atingidas por barragem para que elas tenham informações sobre seus direitos e sobre os impactos ambientais das grandes construções. O movimento também cobra mais agilidade do Judiciário para garantir o reparo aos danos causados pela construção e rompimento de barragens.

 

Acompanhe a entrevista na íntegra no player acima e saiba mais sobre o assunto!

 

Desde o início da década de 80, as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher.

 

Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC.

 

Apresentação e Produção: Mara Régia



Criado em 25/01/2016 - 12:17 e atualizado em 25/01/2016 - 10:18

Mais do programa