Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Epidemia de Zika mostra urgência de debate sobre aborto, defende Cfemea

Ouça Guacira Cesar de Oliveira, socióloga e diretora da entidade sobre

A epidemia de vírus Zika acabou de se transformar em uma epidemia global pela Organização Mundial de Saúde- OMS. E em meio a uma série de providências no combate ao mosquito, impossível deixar de registrar que os casos de microcefalia voltaram a a colocar o aborto em pauta no Brasil.



Em torno desse debate, Viva Maria desta quarta-feira (03) faz questão de ouvir Guacira Cesar de Oliveira, socióloga, e diretora do Cfemea (Centro Feminista de Estudos e Assessoria), Seja muito bem-vinda Guacira!

 

Assista também ao Caminhos da Reportagem sobre o vírus Zika. A equipe do Caminhos da Reportagem foi a Pernambuco, onde está a maioria dos casos de zika e microcefalia.

 

O que é a febre zika?*

É mais uma doença , transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que chegou ao Brasil em 2014, trazida provavelmente por turistas que vieram acompanhar a Copa. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue e da chikungunya: exantema (erupção cutânea), dor de cabeça, no corpo e nas articulações, vermelhidão nos olhos, náuseas. Causa ainda fotofobia, conjuntivite e coceira intensa. Com um período de incubação de três a 12 dias, sua evolução geralmente é branda e os sintomas duram em geral de dois a sete dias. Apenas 18% dos infectados apresentam manifestações clínicas da doença.

A febre Zika é causada por um flavivírus do mesmo nome, da mesma família dos vírus que transmitem a febre amarela, dengue, encefalite do Nilo Ocidental e chikungunya. Há duas cepas do vírus Zika: uma africana e outra asiática. A cepa em circulação no nordeste do Brasil parece ser a asiática, esclarece a chefe do Laboratório de Virologia Molecular do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), Claudia Nunes Duarte dos Santos.

 

Desde o início da década de 80 as mulheres sabem: têm voz no rádio brasileiro. Com mais de 30 anos dedicados à defesa dos direitos da mulher, o Viva Maria apresenta temas relevantes e entrevistas com personalidades que contribuem para a melhoria da vida da mulher. Em formato de programete, o Viva Maria é presença garantida na programação das Rádios EBC. Apresentação e Produção: Mara Régia.

 

*Invivo - Fiocruz



Aborto: questões religiosas, legais e os aspectos morais

Criado em 03/02/2016 - 12:46 e atualizado em 03/02/2016 - 10:45

Mais do programa