Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mamografia, um exame ainda negligenciado

Exame permite o diagnóstico precoce do câncer de mama

Em entrevista ao programa Alô Daisy, Roberto Vieira, ginecologista e obstetra, membro diretor da Sociedade Brasileira de Mastologia, seção Rio de Janeiro, falou sobre a situação do estado do Rio em relação à realização do exame de mamografia, que pode detectar o câncer de mama antes dos seus sintomas.

 

Ouça a entrevista clicando no Player acima!

 

Durante a conversa com Daisy Lúcidi, o médico repercutiu dados recentes divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do IBGE.

 

No estado do Rio de Janeiro, a situação não é animadora: na região Sudeste, o estado tem o maior índice de mulheres que nunca fizeram o exame preventivo. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, 30% das mulheres que agendam a mamografia não comparecem ao exame.

 

Onde fazer o exame - Ainda de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, todos os exames na rede estadual de saúde devem ser agendados diretamente pelo município de origem do paciente, a partir de pedido de médico do Sistema Único de Saúde (SUS), em sistema online. A paciente é informada por mensagem de texto da data e local para a realização do exame e, portanto, só precisa comparecer à unidade no dia agendado. Os mamógrafos da rede estadual de saúde ficam no Rio Imagem (Central do Brasil), Hospital da Mulher Heloneida Studart (São João de Meriti) e Hospital Estadual dos Lagos (Saquarema), além do mamógrafo móvel.

 

O programa Alô Daisy é transmitido de segunda a sexta-feira, das 11h ao meio dia.

 



Criado em 24/08/2015 - 20:50 e atualizado em 24/08/2015 - 17:52