Acadêmicas da Universidade do Estado do Amazonas que se encontram em Tabatinga fazendo o estágio rural, falaram ao programa Alô Fronteira sobre a importância do pré-natal para a saúde da mãe e do bebê que está sendo gestado.
Segundo Alésia Teixeira Caldas, estudante de medicina, e Daniele Cavalcante, acadêmica de odontologia, antes mesmo de a mulher engravidar ela deve procurar o serviço de saúde para se preparar para a gestação, no caso de gravidez planejada.
As acadêmicas explicam que o pré-natal segue uma série de protocolos, que começa pelo rastreamento de doenças que podem prejudicar a mãe e o bebê. Elas destacam ainda a importância para a prevenção e controle de intercorrências, como a hipertensão arterial associada à gravidez, que se caracteriza por ser fator de risco para eclâmpsia e outras complicações.
Outro cuidado a ser observado é com a saúde bucal. Doenças periodontais, caracterizadas pela inflamação da gengiva, pode levar a um nascimento prematuro ou de um bebê de baixo peso.
Confira a íntegra da entrevista no player abaixo.