Um terremoto com magnitude de 8,1 graus, na escala Richter, foi detectado no Alto Solimões, na cidade de Tabatinga, perto da fronteira com a Colômbia e o Peru.
O tremor ocorreu a cerca de 70 quilômetros a sudeste do distrito de Lagunas, no Peru, segundo informou o IGP, o Instituto Geofísico Peruano. Em Tabatinga, o tremor de terra foi sentido às 2h42 deste domingo (26).
Moradores relataram que sentiram o abalo, com portas e objetos sendo sacudidos. As pessoas foram para as ruas assustadas e ligaram para seus familiares. Segundo os moradores, o tremor foi bastante forte.
O IGP informou que o abalo sísmico foi detectado às 2h41, no horário local, 3h41 em Brasília, a uma profundidade de 141 quilômetros.
Além de Tabatinga, moradores dos municípios de Atalaia do Norte e Benjamim Constant também sentiram o fenômeno.
A imprensa peruana informa que, em localidades próximas ao epicentro, o abalo foi sentido de maneira clara. O tremor também foi registrado na capital do Peru, Lima. Não há informações sobre danos ou feridos.
Pelo Twitter, o presidente do Peru, Martín Vizcarra, pediu calma aos cidadãos e informou que o Centro de Nacional de Operações de Emergência avalia as zonas afetadas.
Ouça no player abaixo:
O Alô Fronteira vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.