Semana Nacional do Trânsito em Tabatinga aborda celular e direção, uma combinação que amplia o risco de acidentes de trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB, regido pela Lei 9.503 de 1997) diz que não é permitido usar o celular enquanto estiver dirigindo, no artigo 28 prevê que é dever de todo motorista manter a condução do veículo, a atenção e cuidados indispensáveis para segurança do trânsito”.
E o uso de celulares no trânsito eleva o risco de acidentes, é o que alerta o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Amazonas.
Daniel Nascimento, Instrutor de Trânsito em Tabatinga, falou que a semana tem como objetivo conscientizar a população para conduzir com responsabilidade.
Daniel destacou que o foco da campanha nesse ano em Tabatinga está sendo voltado para as redes sociais com chamados de alerta e barreiras itinerantes em pontos de maior movimentação de veículos nas vias.
O servidor público Pedro Gomes, a estudante de estética Ana Claúdia e assistente administrativa Carla Bianca, moradores de Tabatinga, sabem que essa combinação apresenta perigo, e relatam já terem usado o celular enquanto dirigiam.
A moradora Maria Aparecida, contou que por falta de atenção, um motociclista se chocou em seu carro.
Os condutores conscientes, como o comerciante José Aguiar e Pedro Silva, alertam para os perigos.
A penalidade para quem faz uso de celular enquanto dirige é multa no valor de R$ 293,47 além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).