A cantora e compositora Sueli Costa completou nesta quinta-feira (25) 76 anos. Dona de um conjunto de obras que exaltam o universo feminino, as composições de Sueli ganharam vida nas vozes de artistas como Elis Regina, Nara Leão, Maria Bethânia e Nana Caymmi. Parceira de grandes letristas, artistas como Fagner, Ney Matogrosso, Cauby Peixoto e Pedro Mariano também mergulharam no mar poético da compositora.
Ouça no player acima.
A música sempre esteve presente na vida de Sueli Correa Costa. Nascida no Rio de Janeiro, a artista passou a infância e a adolescência em Juiz de Fora (MG) e cresceu em uma família de músicos. Aos quatro anos de idade, começou a aprender as primeiras lições de piano com a mãe, Maria Aparecida Correa Costa, que também era professora de canto coral. Sueli se apresentava com os irmãos em festivais nas cidades vizinhas.
Aos 17 anos começou a tocar violão de forma intuitiva e compôs sua primeira canção, “Balãozinho”. Mas foi ao piano que ela compôs a maior parte de suas melodias. A primeira composição da artista, “Por exemplo: você”, foi gravada pelo grupo Manifesto e por Nara Leão.
Em 1969, largou a faculdade de Direito no último ano e se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou uma parceria com o compositor Sidney Miller. O trabalho e a amizade deram origem a trilha sonora do espetáculo musical “Alice no país do divino maravilhoso”.
O primeiro sucesso de Sueli Costa foi a música “20 anos Blue”, com letra de Victor Martins, na voz de Elis Regina, no “LP Elis”, de 1972. No mesmo ano, Maria Bethânia gravou as canções “Aldebarã” e “Sombra amiga” no álbum “Rosa dos ventos”. E foi também na voz de Bethânia, que surgiu o maior sucesso de Sueli Costa, “Coração Ateu”, que fez parte da trilha sonora da novela “Gabriela”.
Em 1975, a compositora grava o seu primeiro disco, com produção de Gonzaguinha e arranjos de Paulo Moura e Wagner Tiso. Além do talento para compor, Sueli Costa sempre escolheu muito bem os seus parceiros. Ela já trabalhou com nomes como Cacaso, Tite de Lemos, Aldir Blanc, Ana Terra, Paulo César Pinheiro e Abel Silva, considerada a sua mais longa parceria.
Sueli também dividiu o palco com a cantora Simone no “Projeto Pixinguinha”. No ano passado, comemorou 50 anos de carreira com um disco em parceria com sua sobrinha Fernanda Cunha e com Áurea Martins.
O Antena MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio MEC Rio e Rádio MEC FM.