Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Momento Literário Katy Navarro traz a obra de Autran Dourado

'Ópera dos Mortos', de Autran Dourado, levou o autor a integrar a coleção de obras representativas da literatura universal

Antena MEC

No AR em 22/09/2020 - 18:00

Autran Dourado é um autor que, com um romance, foi escolhido para integrar a coleção de obras representativas da literatura universal. Seu  romance '"pera dos mortos" o levou a ganhar lugar de destaque pela UNESCO.

Ele nasceu em Patos, Minas Gerais, em 18 de janeiro de 1926.

Morou em várias cidades quando criança e em 1940 foi morar em Belo Horizonte onde começou a cursar a Faculdade de Direito.

Sua estreia na literatura se deu aos 21 anos de idade, com a novela “Teia”.

Aos 28 anos se mudou para o Rio de Janeiro e foi trabalhar como serventuário da justiça. A literatura, no entanto, continuou presente com a publicação de “Nove histórias em grupo de três” que foi premiado pelo Instituto Nacional do Livro e “A barca dos homens”, considerado pela União Brasileira dos escritores como o melhor livro de 1961.

O homem de muitas histórias, foi também um colecionador de prêmios como o Jabuti em 1982 com “As imaginações pecaminosas”, na categoria Contos, crônicas e novelas e o Camões, pelo conjunto da obra.

Waldomiro Freitas Autran Dourado publicou em 2006 o livro de contos “O senhor das horas”, o último mencionado em sua biografia, que tem uma seleção das melhores obras do século XX na literatura brasileira.

Autran Dourado costumava dizer que a gente devia falar sem medidas, sem medo, conforme dita a regra do coração.

Coração de escritor que nos deixou em 30 de setembro de 2012.

Ele faleceu no Rio de Janeiro, a cidade que o acolheu e onde colheu tantas observaçoes para seus livros.

 

Criado em 22/09/2020 - 16:13 - Episódio Momento Literário - Autran Dourado

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa