Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Literário comemora os 90 anos de Zuenir Ventura

Neste episódio inédito, Katy Navarro apresenta a trajetória do escritor mineiro, dono de um olhar crítico e de uma escrita cativante

Antena MEC

No AR em 01/06/2021 - 18:00

Nesta terça-feira (1), Katy Navarro destaca a obra de Zuenir Ventura no Momento Literário, em celebração ao seu aniversário de 90 anos. O jornalista e escritor mineiro construiu uma carreira de renome no campo da Comunicação e da Literatura, sendo reconhecido com o Prêmio Esso de Jornalismo, o Prêmio Wladimir Herzog e o Jabuti de Reportagem. Sétimo ocupante da cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ventura possui uma escrita apurada, capaz de cativar o leitor pela credibilidade e emoção.

Nascido em Além Paraíba, Zuenir mudou-se para o estado do Rio de Janeiro com sua família aos 11 anos de idade. Sua trajetória acadêmica tem início na Faculdade Nacional de Filosofia, hoje UFRJ, quando ingressou no curso de Letras Neolatinas. No início dos anos 1960, conquistou uma bolsa de estudos para o Centro de Formação dos Jornalistas de Paris, consolidando seu trabalho em diversos veículos de comunicação. 

Entre seus notáveis trabalhos, estão o livro “1968 – O Ano Que Não Terminou” (1988), a série de reportagens “O Acre de Chico Mendes” (1989) e o livro-reportagem Cidade Partida (1994). Nos 90 anos de Zuenir Ventura, o Momento Literário destaca a produção deste escritor que se dedica à construção de um Brasil mais forte nos campos da educação, cultura, arte e literatura.

Confira no player acima a edição em homenagem ao autor.

Ouça o Antena MEC de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio MEC e MEC FM.

Criado em 01/06/2021 - 17:17

Mais do programa