Pioneira em música eletrônica no Brasil e primeira mulher a ter uma ópera encenada no Theatro Municipal, Jocy de Oliveira relança pelo selo Discos Nada o álbum "A Música do Século XX de Jocy”.
Marco inicial da discografia da compositora, o long play veio a público originalmente em 1959. Aos 22 anos, Jocy era pianista reconhecida, solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, com apresentações na Europa e nos Estados Unidos. O disco foi sua única obra no campo da música popular, e já anunciava o estilo inovador e experimental que seria sua marca, ao longo de mais de seis décadas de carreira.
Na contracapa do LP, o escritor modernista Menotti del Picchia, escreve: "a intelectual erudita integra-se no realismo do cotidiano procurando surpreender o acontecimento, a reação popular, na palpitação do seu flagrante, aprisionando-o pela palavra e pelo som, o que resulta numa criação artística originalíssima”. Inserido em um contexto de transformações na música brasileira, o álbum destaca-se por suas inovações estéticas e pela poética transgressora, com uma temática que permanece atual, 62 anos depois.
O Antena MEC recebeu Jocy de Oliveira para uma conversa sobre sua trajetória artística e sobre o relançamento, em vinil e nas plataformas de streaming, de "A Música do Século XX de Jocy”.
Confira a entrevista completa no player acima.
Acompanhe o Antena MEC de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio MEC e MEC FM.