O grupo Boca Livre fez história na Música Brasileira ao conquistar neste domingo (5) o prêmio Grammy Awards 2023 (65ª edição), na Crypto.com Arena, em Los Angeles (EUA). Para celebrar tal feito, o Armazém Cultural conversou com um de seus integrantes, o cantor, compositor, arranjador e instrumentista (viola caipira e violão) David Tygel.
Em entrevista ao âncora Tiago Alves, o músico de um dos grupos vocais mais importantes do país, formado em 1978, comentou a vitória na categoria Melhor Álbum de Pop Latino com Pasieros, álbum em espanhol gravado em 2011, mas somente lançado em 2022, em parceria com o cantor, compositor e músico panamenho Rubén Blades. O projeto vencedor concorreu com a cantora norte-americana Christina Aguilera e os colombianos Camilo, Fonseca e Sebastián Yatra.
Na conversa, Tygel respondeu acerca de um possível retorno do Boca Livre aos estúdios e palcos, já que ele, Zé Renato (voz e violão) e Lourenço Baeta (voz, violão e flauta) paralisaram as atividades do grupo em 2021, devido à divergências políticas com Maurício Maestro (voz, baixo, violão e arranjos), membro detentor da marca do grupo carioca.
Vale lembrar que a façanha obtida pelo Boca Livre o insere no seleto “clube” de músicos brasileiros que conquistaram a estatueta do Grammy Awards em toda a sua história, desde o ano de 1959. O grupo agora se junta a uma verdadeira Seleção Brasileira, formada por Laurindo Almeida, Astrud Gilberto, João Gilberto, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Tom Jobim, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Eliane Elias, Bidu Sayão e Heitor Villa-Lobos (estes dois últimos, tendo recebido premiações honorárias).
Quer saber mais? Ouça a entrevista no player acima.
Armazém Cultural, a casa do músico brasileiro! De segunda a sexta-feira, das 15h às 18h, com reapresentação na madrugada seguinte das 3h às 6h, pela sua Rádio MEC, a primeira rádio do Brasil