Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Flip recebe exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa

Museu retorna à Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) com programação educativa e cultural

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 27/07/2018 - 11:05

O Museu da Língua Portuguesa, fechado desde 2015 após um incêndio que destruiu toda a ala expositiva, participa da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), com uma programação educativa e cultural. Na Casa da Cultura, no Centro Histórico de Paraty, a instituição exibe pela primeira vez no Brasil a exposição “A Língua Portuguesa em Nós”.

A gerente de Patrimônio da Fundação Roberto Marinho, Deca Farroco, participou do Arte Clube, direto do estúdio da Rádio MEC em Paraty, e contou as novidades do museu neste ano.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Este é o segundo ano que o Museu da Língua Portuguesa participa da Flip. Deca afirmou que a ação nesta edição foi ampliada, com o o Menu Museu da Língua Portuguesa. A atividade tem participação de mais de 20 restaurantes da cidade de Paraty, com pratos de países lusófonos, como Angola, Timor Leste, Moçambique e Portugal. 

 

"A culinária também é produto do como se fala, do como se vê o mundo", declarou.

 

A exposição, que já passou por Cabo Verde e está agora simultaneamente em Angola e Luanda, traz um recorte do conteúdo original do museu. 

Outra novidade é a cabine de coleta de depoimentos. O público pode, a partir de uma provocação de um poema, falar sobre a sua relação com a língua portuguesa. A ideia é levar parte dos registros para Moçambique, onde a mostra estará em agosto. A ação interativa também mostra relatos anteriores, gravados nos países onde a exposição passou.

Deca falou também sobre a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e sobre a previsão de reabertura.

A 16ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty é realizada de quarta-feira (25) a domingo (29) e a Rádio MEC traz ao longo da programação entrevistas e programas ao vivo direto de Paraty.

 

Saiba mais

Acompanhe a FLIP 2018 na Rádio MEC

 

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, na Rádio MEC.

 

Criado em 27/07/2018 - 11:15

Mais do programa