Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mostra Autorretratos traz filmes protagonizados pelos próprios diretores

Documentários contam histórias vividas por cineastas brasileiros e estrangeiros

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 17/09/2018 - 17:43

A mostra Autorretratos reúne 21 filmes documentais autorreferenciais. O gênero surgiu nos anos 1960, quando diretores começaram a contar suas próprias histórias diante das câmeras. 

O cineasta e curador da mostra, Aristeu Araújo, falou ao Arte Clube sobre as características desta linguagem cinematográfica. Ele destacou alguns exemplos dessas histórias íntimas e muitas vezes dolorosas que os diretores "purgam" através das suas lentes. Clique no player acima e ouça a entrevista.

No premiado filme português "E agora? Lembra-me" (2014), o diretor Joaquim Pinto filma a si por um ano, enquanto atravessa um tratamento experimental para HIV. Já o paulista Cristiano Burlan escancara sua dor no premiado "Mataram meu irmão" (2013) e no ainda inédito "Elegia de um crime", que fazem parte de uma trilogia sobre suas tragédias pessoais.

Como parte da programação, serão realizados dois encontros durante a mostra. "A Dor do Eu - Os percalços e os caminhos para se autobiografar" será o tema do debate no dia 22 de setembro (sábado), às 19h. O curador da mostra, Aristeu Araújo, irá mediar a mesa, que terá o diretor de teatro e cinema Cristiano Burlan, a diretora e roteirista Maria Clara Escobar e a diretora Sandra Kogut.

No dia 25 de setembro (terça-feira), haverá palestra com o tema "Primeira pessoa", com o diretor cinematográfico Silvio Da-Rin. Ele abordará casos em que o documentarista opta por suspender o véu do ilusionismo e assume seu filme como um discurso com autoria definida e ponto de vista explícito. Além disso, tratará de temas da vida pessoal, de família ou de coletivos que fazem parte de uma autobiografia.

Ambos os debates têm entrada gratuita. Outras informações sobre a mostra, fotos e sinopses dos filmes exibidos, podem ser acessadas aqui.

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, na Rádio MEC Rio.

Mostra Autorretratos traz filmes protagonizados pelos próprios diretores


Mostra Autorretratos
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro - Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 18 a 30 de setembro de 2018 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Informações: (21) 3980-3815
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Duração: consultar programação

Criado em 17/09/2018 - 17:51

Mais do programa