Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música feita a partir de programação de computador é tema de conferência no Rio

Impa realiza Conferência sobre Live Coding Music, com especialistas de diversas partes do mundo

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 08/02/2019 - 15:54

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada realizou entre os dias 04, 05 e 06 de Fevereiro a Conferência de Live Coding Music. O evento reuniu alunos e pesquisadores de diversas universidades do Rio e abordou temas que utilizam matemática e ciências da computação de forma inovadora para fazer música.

O Live-Coding é uma novidade no Brasil, mas é tema de estudo em várias universidades pelo mundo para a produção de vídeo e música eletrônica por meio de uma série de linguagens de programação, e que possuem o objetivo de transformar o computador em um instrumento musical.

Em entrevista ao Arte Clube, o coordenador do Visgraf, Laboratório de Computação Gráfica do Impa, Luiz Velho, defende a importância de trazer um evento com esta temática para o Brasil. “Tudo é mediado por uma inteligência que a gente programa", explica. "A gente está muito sintonizado com isso, mas é preciso ir aos poucos até chegar na aplicação. Nessa área, daqui a pouco a gente vai ter um outro tipo de música, juntando com uma série de coisas como a matemática e a inteligência artificial. Esse evento é um passo nessa direção”, conta o coordenador.

Clique no player e ouça a reportagem de Camila Porto.

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h.

Criado em 08/02/2019 - 16:37

Mais do programa