Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mostra "Clássicos Africanos" exibe filmes de diretores pioneiros

22 filmes de 10 países retratam momento da descolonização nos anos 60 e 70

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 19/11/2019 - 13:30

A mostra Clássicos africanos - A primeira geração de cineastas na África do Oeste tem início nesta terça-feira (19), véspera do dia da Consciência Negra, no Rio de Janeiro.

Com curadoria de Tiago Castro Gomes, a programação reúne 22 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, incluindo cópias restauradas em exibição pela primeira vez no país, além de mesas de debate com especialistas. O foco da mostra são os realizadores pioneiros, especialmente nas 1960 e 1970, após a descolonização. Clique no player e saiba mais, na entrevista que o curador deu ao Arte Clube.
 
São documentários e filmes de ficção que abordam as mudanças, as esperanças e as contradições de um conjunto de países e povos. Esteticamente, trazem a marca das músicas africanas, da tradição oral, do neocolonialismo, da pluralidade de culturas e povos em um mesmo Estado-nação.

A "Mostra Clássicos africanos - A primeira geração de cineastas na África do Oeste" vai de 19 de novembro a 1º de dezembro, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. A programação completa você encontra aqui.
 

Tags:  Cinema África

Criado em 19/11/2019 - 16:52

Mais do programa