O documentário "Soldados da Borracha", do diretor Wolney Oliveira, em cartaz nos cinemas, resgata uma passagem pouco contada nos livros de história, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial. Um acordo entre Brasil e Estados Unidos recrutou cerca de 60 mil brasileiros para extrair látex para a indústria bélica norte-americana. O material estratégico foi essencial para a vitória dos aliados no conflito. Apesar disso, esses homens foram abandonados à própria sorte. Os que não morreram de doenças e pelas péssimas condições de vida, permaneceram em situação de pobreza, esperando o dia do reconhecimento.
Em entrevista ao Arte Clube, o diretor Wolney Oliveira conta mais detalhes desta história, como foram as pesquisas e como a História oficial do Brasil tentou esconder esses fatos.
O documentário vem colecionando prêmios em Festivais, como no É tudo verdade, Festival de Aruanda, Mostra Ecofalante e foi tema de palestra na Universidade de Berkley, na California. Nos cinemas, a partir do dia 05 de dezembro.