A série de livros infanto-juvenis Diário de Um Banana, de Jeff Kinney, já vendeu milhões de exemplares ao redor do mundo, foi traduzida em cerca de 30 línguas e virou filmes. Mas, como costuma acontecer com fenômenos editoriais, a ideia não foi bem recebida pelos editores no começo.
A história da série de livros baseia-se num garoto que no seu dia a dia tem que lidar com os seus irmãos Rodrick e Manny, os seus pais Frank e Susan, e a escola. O editor que trouxe o livro para o Brasil, onde também é sucesso de vendas, Fabrício Valério, conversou com o Arte Clube, durante a Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Clique no player acima e acompanhe a entrevista.
"Em 2007, o livro foi publicado nos Estados Unidos pela primeira vez. Pouco antes, o autor disponibilizou a história completa na internet. Naturalmente, a obra foi ganhando tanta audiência que começou a chamar atenção do mercado editorial e ele [o autor Jeff Kinney], enfim, publicou o livro. Eu conheci essa história quando estava na internet e hoje não está mais. E eu me encantei. Porque a primeira e a segunda cenas do livro foi exatamente o que aconteceu comigo na infância", revela.
Acompanhe a cobertura da Bienal do Livro na MEC AM.
O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, das 18h05 às 19h pela Rádio MEC AM 800 kHz e pelo site das Rádios EBC. Apresentação: Jansem Campos e Felipe Rangel.
Escritora Carina Rissi planeja adaptação de série "Perdida" para o cinema
Escritora defende estímulo à leitura desde a infância
Realidade e sonhos se misturam no livro de Kátia Bandeira de Mello Gerlach