O Museu da Chácara do Céu apresenta a exposição Debret e a Missão Artística Francesa no Brasil - 200 anos. A mostra, que será realizada de 20 de julho a 25 de setembro de 2016, reúne 75 aquarelas e gravuras da coleção Castro Maya, produzidas pelo artista Jean-Baptiste Debret, de 1816 e 1831, período em que viveu no país.
A curadoria é do filósofo, sociólogo, Diretor de Estudos na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris, França) e Presidente de Honra da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Jacques Leenhardt, que conversou com o Arte Clube sobre a exposição. “Durante os 15 anos que morou no Rio de Janeiro, Jean-Baptiste Debret produziu mais de 700 desenhos, em grande parte aquarelas, captando a pulsação da vida da corte e da cidade. Esse testemunho constitui uma documentação única sobre a história da vida cotidiana do Brasil oitocentista”, explica Leenhardt.
As obras selecionadas para a mostra foram divididas por temas, entre eles, “Religião na Cidade”, “Escravidão”, “Selvagens e Civilizados?” e “O ateliê do pintor da história e o ateliê da rua”, este último apresentando com o único autorretrato conhecido do artista trabalhando. “Debret sempre enfatiza a importância das culturas próprias dos índios e africanos, mesmo quando destroçadas. Demonstra claramente o horror à violência escravocrata e registra a riqueza cultural daqueles que foram os vencidos da situação colonial”, diz o curador.
Clique no player e acompanhe a entrevista, uma verdadeira aula de História da Arte!
O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, das 18h05 às 19h pela Rádio MEC AM 800 kHz e pelo site radios.ebc.com.br/mecamrio
Serviço
Debret e a Missão Francesa no Brasil
Visitação: 21 de julho a 25 de setembro
Local: Museu Chácara do Céu – Rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa. Tel: (21) 3970-1093
Horário: Diariamente, das 12h às 17h. Exceto às terças-feiras
Ingressos: R$ 2,00 – gratuito às quartas-feiras
Classificação indicativa: Livre