A exposição "A Cor do Brasil" leva o visitante a uma viagem pela arte brasileira, desde o período colonial até o século XXI. Em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR) a partir de 02 de agosto, a mostra conta com 300 obras-primas, entre elas "Abaporu", de Tarsila do Amaral.
Um dos curadores da exposição, Marcelo Campos, conversou com o Arte Clube e destacou a abrangência das obras reunidas. "A gente vai perceber os vínculos da cor dentro da nossa sociedade, com vários tipos de representação, desde a bandeira nacional, a cor indígena, a cor para os negros, para a cultura popular... e perceber o quanto a arte brasileira, que hoje tem projeção internacional, criou com grande competência e criatividade vínculos muito distintos, desde pinturas abstratas a pinturas que se ligam à ideia da religiosidade barroca", contou.
Clique no player e acompanhe a entrevista completa.
Para marcar a abertura da mostra, em 2 de agosto, o MAR, sob gestão do Instituto Odeon, promove uma Conversa de Galeria, às 11h, com a participação dos curadores. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de janeiro de 2017, sendo que o quadro "Abaporu" apenas até o dia 30 de agosto. O Museu de Arte do Rio (Praça Mauá, 5 – Centro) funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Ingresso: R$ 8 / R$ 4 (meia-entrada) .
O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, das 18h05 às 19h pela Rádio MEC AM 800 kHz e pelo site da rádio.