Esta edição do Bate-papo Ponto Com debate a importância do trabalho realizado pelo Observatório Social do Brasil, especialmente no Rio de Janeiro. O projeto surgiu em Maringá, no Paraná, e atualmente funciona em uma rede que já existe em 19 estados e 120 municípios brasileiros. O observatório é uma iniciativa da sociedade civil para monitorar e oferecer transparência aos gastos públicos.
No Rio de Janeiro, a associação conta com a parceria de diversas instituições como o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro, Ordem dos Advogados do Brasil e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro.
O Observatório Social do Rio de Janeiro atua fiscalizando o poder municipal da cidade, através de diversas ações como o monitoramento da atividade parlamentar, capacitação do gestor público para a cultura da transparência, além de buscar clareza nas informações públicas por meio do controle social. O trabalho desenvolvido pela instituição tem como objetivo evitar o mau uso dos recursos públicos.
O debate conta com as participações da jornalista e voluntária do Observatório Social do Brasil no Rio de Janeiro, Heloisa Fischer, e da presidente do Observatório Social do Brasil na cidade, Tatiana Bastos.
Ouça no player abaixo:
Tatiana afirma que o projeto do Observatório é apartidário e atua através do controle social.
O Bate–papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta-feria, às 10 horas, pela Rádio MEC AM. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.