A preocupação com os riscos da atividade física e os cuidados na hora do treino são tema do Bate-papo Ponto Com desta terça-feira (11), que recebe Alex Souto Maior, especialista que há anos estuda metodologias de fisiologia do esporte na recuperação de atletas de ponta.
Na busca por longevidade e qualidade de vida, é cada dia maior o número de adeptos das academias. Mas, se antes, os exercícios aeróbicos estavam em alta, hoje, os treinamentos de força ganham espaço. E é a união e o balanceamento das duas modalidades que formam o conceito ideal para se conquistar o resultado desejado.
Apesar desta conscientização, ainda é grande o número de sedentários no Brasil. A falta de dinheiro é uma das razões apontadas para não se praticar exercícios. Mas Alex mostra que esta não é uma desculpa, pois uma simples caminhada ou corrida na rua já são uma forma de movimentar.
O especialista fala, ainda, sobre os riscos do exagero causado pela pressa na conquista de um corpo mais definido, enumera os principais pontos de lesões no corpo e dá orientações para evitar contusões, não só para os atletas amadores, mas também para os profissionais. Além de contar sobre o trabalho e estudo que desenvolve na área de oclusão vascular, e a aplicação da técnica na retomada da funcionalidade de idosos.
Ouça o programa na íntegra no player abaixo:
O Bate – papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9 horas, pela Rádio MEC. Ouça o programa no player acima. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.