O Bate-Papo Ponto Com desta terça-feira (4) volta a repercutir o incêndio no Museu Nacional, com ênfase no debate sobre a ligação entre a crise econômica e a falta de investimento em espaços públicos com tragédias como a ocorrida no último domingo.
Para falar sobre o assunto, Cadu Freitas recebe, no estúdio da Rádio MEC, Gilberto Braga, economista e professor do IBMEC e da Fundação Dom Cabral; e por telefone, Carlos Henrique Jund, advogado especialista em direito administrativo.
Os convidados são unânimes em dizer que o ponto chave está relacionado à má gestão. Quanto a este assunto, apontam que o problema vem não só do poder público, mas também do atual modelo adotado pela administração dos museus no Brasil, com base no padrão de auto sustentação utilizado em outros países.
O programa pergunta, ainda, quem são os culpados; e também se a solução estaria no controle pela iniciativa privada. Questionamentos sobre a falta de divulgação e incentivo para visitação, tanto por parte dos governantes quanto pela imprensa, e a desvalorização de nossa história e espaços culturais por parte da própria população são outros assuntos postos em discussão.
O Bate – papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9 horas, pela Rádio MEC. Ouça o programa no player acima. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.