Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Outubro Rosa ganha destaque no Bate-papo Ponto Com

No Brasil, espera pelo início do tratamento do câncer de mama pode chegar a um ano e meio

Assinar podcast
No AR em 17/10/2018 - 09:05

Este mês é conhecido mundialmente como o Outubro Rosa, movimento que estimula a conscientização, a luta e a prevenção ao câncer de mama. O Bate-papo Ponto desta quarta-feira (17) abriu espaço para debater o assunto e trouxe mais informações sobre a mastectomia e reconstrução de mamas.

Cadu Freitas recebeu no estúdio da Rádio MEC Bruno Herkenhoff, cirurgião plástico e especialista em cirurgia restauradora. E, por telefone, Eduardo Millen, Presidente da Regional Rio da Associação Brasileira de Mastologia, Maria Cecília Erthal, especialista em reprodução humana assistida e Diretora Médica do Vida – Centro de Fertilidade. Além de conversar com Laura Ramos, microempresária que há 4 anos recebeu o diagnóstico de câncer de mama e passou pela mastectomia total.

Cadu Freitas e Bruno Herkenhoff debatem Outubro Rosa
Cadu Freitas recebe Bruno Herkenhoff

Considerada a forma mais comum da doença entre as mulheres, o câncer de mama precisa de diagnóstico precoce para que as chances de cura sejam maiores. Mas, no Brasil, a espera entre a percepção do problema até o início do tratamento pode chegar a 1 ano e meio.

Os especialistas consideram os dados alarmantes, e informam que a luta por acesso tem sido constante. Os profissionais também ressaltam a importância da mamografia, considerada dolorosa, mas fundamental para a descoberta de nódulos com tamanhos ainda em milímetros, impossíveis de serem percebidos por outros exames clínicos ou até mesmo pelo autoexame.

Os participantes destacaram a importância de uma equipe multidisciplinar, com apoio de oncologista, cirurgião plástico, mastologista e psicólogo é fundamental para um tratamento pleno. Para as mulheres que desejam ter filhos no futuro, é importante, ainda, a orientação de especialistas em reprodução humana, já que o tratamento rádio e quimioterápico podem gerar infertilidade.

Os homens também podem ser vítimas da doença, fatores como obesidade e alcoolismo aumentam a probabilidade de desenvolver o problema. Portanto, é primordial que, seja do gênero feminino ou masculino, se fale sobre o assunto, avalie os fatores de risco e procure regularmente orientação e avaliação médica.

Clique no player e ouça o programa.

Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.

O Bate-papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9 horas, pela Rádio MEC. acima.

Criado em 19/10/2018 - 20:01