Com o grande número de desempregados no Brasil, o Bate-papo Ponto Com desta quinta-feira (11) conversa com especialistas para entender melhor qual o perfil que o mercado de trabalho busca e quais os principais erros daqueles que estão à procura de emprego.
Se antes ter um diploma era garantia de trabalho, hoje só isso não basta. A qualificação profissional e a busca constante por atualização são itens primordiais. Ser fluente em outra língua é quesito obrigatório. Para falar sobre o assunto, Cadu Freitas traz para o estúdio da Rádio MEC Peter Van Wyk, empreendedor e professor de inglês; e Renato Lisboa, consultor de Recursos Humanos.
Ouça no player abaixo:
Com foco no aprendizado de línguas, os convidados deixam claro que o inglês proporciona um salário 50% maior para aqueles que realmente são fluentes, algo que, atualmente, é raro encontrar. Lembram, ainda, que é fundamental que se fale também outro idioma, como espanhol e francês.
Um dos grandes erros dos candidatos a vagas de emprego é achar que se preparar para passar apenas na entrevista basta. Mas Renato explica que os profissionais de RH possuem formas de perceber que não existe a fluência, além de, no dia a dia, o empregado ser constantemente testado.
Outro grande problema mencionado é o número alarmante de analfabetos funcionais que chegam às universidades e a falta de domínio da própria língua nativa. Renato e Peter ressaltam também o perigo do comodismo, comum entre os brasileiros, que pouco se aprofundam no aprendizado de idiomas.
O Bate-papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, pela Rádio MEC. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC.