Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tecnologia para deficientes visuais é tema do Bate-papo Ponto Com

Edição gravada na Livraria da Travessa debate papel das novas ferramentas disponíveis no mercado

Assinar podcast
No AR em 24/10/2018 - 09:05

Em programa gravado na Livraria da Travessa de Botafogo, o Bate-papo Ponto Com desta quarta-feira (24) conversa sobre as novas tecnologias a favor dos cegos, o que facilita o acesso à cultura, à leitura e ao conhecimento.

Quem ajuda Cadu Freitas na construção deste bate-papo é José Francisco de Souza, professor de Letras e Representante do Instituto Benjamin Constant com baixa visão; Marta Ramalhete, gerente do projeto UBOOK; e Marcos Rangel - advogado, radialista e produtor de conteúdo para cegos.

Programa especial na Livraria da Travessa debate novas tecnologias para deficientes visuais

Marcos afirma que há dois divisores de água para os cegos, a criação do Braille e a informática, que hoje, são complementares. Ele e José Francisco reforçam que, apesar de vir para ajudar, a tecnologia não pode ser considerada uma substituta para o Braille, já que nenhum recurso tecnológico é capaz de desenvolver no deficiente visual uma memória gráfica, principalmente naqueles que já nasceram assim.

O professor também destaca alguns problemas encontrados nos leitores de tela, que não fazem a leitura matemática e também em alguns formatos de e-book encontrados no mercado, que, por exemplo, trazem músicas que atrapalham.

Marta explica um pouco do UBOOK, sistema que oferece livros e revistas faladas não só para quem tem alguma deficiência visual, mas para qualquer pessoa que deseja receber informação, cultura e entretenimento no formato de áudio. Saiba mais em http://www.ubook.com/?from-welcome=1

O Bate-papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9 horas, pela Rádio MEC. Ouça o programa no player acima. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.

Criado em 31/10/2018 - 13:22