Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"A nossa cultura é híbrida. E temos parte da África, sim!", lembra historiadora

Professora ainda acrescenta: "Foi o movimento negro nos EUA que deu

Foi ao ar nesta quinta-feira (20), pela Rádio MEC AM do Rio, o Bate-Papo Ponto Com Especial sobre o Dia da Consciência Negra. Entre os assuntos levantados pela mesa, o ensino da cultura negra em nossas escolas, a lei das cotas, a violência sobre o negro e a representatividade deste em nossa sociedade. Será que nossos professores estão mesmo aptos para falar sobre o assunto? Segundo a historiadora e professora da Universidade Veiga Almeida (UVA), Vera Lúcia Moraes, já há um movimento de pessoas interessadas no assunto, seja para a militância, palestras ou mesmo lecionar.

 

Ainda na opinião da professora, os primeiros passos vêm sendo dados mesmo que de forma lenta. "Não temos ainda uma escola com este olhar multidisciplinar, mas a história recente, principalmente após abolição, vem cuidando deste conceito negro-escravo de uma forma mais interessante". E o estereótipo, será que ele ainda resiste? Para o estudante de História, da Unisuam, Geraldo Coelho, há diferenças enormes entre a escravidão que houve no Brasil e a dos EUA, por exemplo. "Tivemos uma escola que sempre passou a história do poder, e do ensino, de uma forma positivista. E hoje a gente vem trabalhando para reconstruir isso. Afinal, somos todos sujeitos da história", complementa a professora.

 

Com apresentação de Cadu Freitas, o Bate-Papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h. Ouça também o programa ao vivo, aqui no link das Rádios EBC.



Criado em 19/11/2014 - 19:13 e atualizado em 21/11/2014 - 15:18