Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista em DST alerta que a clamídia é uma epidemia silenciosa

Difícil de ser diagnosticada, a doença é a segunda mais comum entre

Mais fáceis de serem tratadas hoje, as doenças sexualmente transmissíveis - DST, conhecidas como doenças venéreas, são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comuns em todo o mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de DST saltou de 340 milhões de novos casos, em 2000, para 500 milhões em 2008.

 

Para falar sobre a clamídia e doenças sexualmente transmissíveis, Bate-Papo Ponto Com nesta sexta-feira (19) conversou com o ginecologista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mauro Romero, e com as universitárias de Enfermagem, da Universidade Veiga de Almeida, Luciana Brenna e Bruna Lima. 

 

Para o médico, a clamídia é tão silenciosa que perpassa casos como gravidez e aborto. Sem falar nas inflamações, como a uretrite. "Em outros países, faz-se o teste de rotina para meninas sexualmente ativas. Mas no Brasil nem se fala nisso, não há testes de rotina". O médico estranhou também que se peça o diagnóstico errado, em muitas das vezes. "Por se localizar no canal do útero, a clamídia apresenta poucos sintomas o que dificulta bastante o diagnóstico", afirma. 

 

Apresentado por Cadu Freitas, o Bate-Papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, pela Rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Curta também a página da emissora pelo Facebook. 



Criado em 19/12/2014 - 15:21 e atualizado em 22/12/2014 - 10:44