Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Microbiologista esclarece os mecanismos das bactérias multirresistentes

Saiba mais sobre a superbactéria KPC e outras que estão no ambiente

O tema do Bate-papo Ponto Com desta quinta-feira (18) foi bactérias multirresistentes. O programa conversou com a microbiologista hospitalar, Rosemary Vega, que explicou o que acontece com as bactérias chamadas multirresistentes. “Essa bactéria, hoje, é chamada de KPC porque foi descoberta uma enzima que provoca uma resistência a uma classe de antibióticos. A causa dessa resistência é porque ela sofre uma mutação dentro do hospital devido ao bombardeio de antibióticos que é muito grande e como todo ser vivo tem que se defender, acho que temos que pensar assim, a bactéria é um ser vivo, então ela cria, sofre mutações e começa a ter resistência a vários tipos de antibióticos.”

 

O ouvinte Eduardo Ferreira, do bairro Grajaú, participou do programa e questionou os investimentos prometidos para despoluição da Baía de Guanabara que não aconteceram. A microbiologista conta que através de coletas feitas por pesquisadores da Fiocruz e UFRJ, a bactéria KPC foi encontrada nas praias de Botafogo e Flamengo, por isso ressalta a importância das pessoas lavarem bem as mãos e que a preocupação com a poluição da Baía de Guanabara é válida.

 

O programa também contou com a participação do estudante de História, da Unisuam, Alessandro Mendonça Reis. Clique no player acima e ouça a íntegra do programa.

 

O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela Rádio MEC AM Rio. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no link das rádios EBC. Curta a nossa página no Facebook.



Criado em 18/06/2015 - 16:09 e atualizado em 19/06/2015 - 17:45