Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Marcha das Margaridas ganha destaque no Bate-papo Ponto Com

Evento deve reunir milhares de mulheres em Brasília

A Marcha das Margaridas, uma ação estratégica das mulheres do campo e da floresta que integra a agenda permanente do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e de movimentos feministas e de mulheres, foi o tema do Bate-papo Ponto Com dessa segunda-feira (10). O programa contou com a participação da apresentadora e produtora da Rádio MEC AM, Denise Viola. “A Marcha das Margaridas leva as mulheres até Brasília e são mulheres praticamente invisíveis, elas estão no campo, na floresta, na beira dos rios, são indígenas, são quilombolas que fazem o inimaginável pra chegar até Brasília,’’ destacou Denise Viola.

 

O programa contou também com a participação por telefone de Maria Fernanda, representando a Marcha Mundial das Mulheres, e de Nilde Souza, do Fórum de Mulheres Paraenses e coordenadora da Articulação de Mulheres Brasileiras que, entre outras coisas, falou da falta de políticas públicas para as mulheres em seu estado: “No Pará, dos 144 municípios, apenas quatro ou cinco têm no seu planejamento alguma política voltada para as mulheres.”

 

A universitária convidada, Bia Lopes, aluna de História, da Universidade Federal Fluminense (UFF), contou o motivo da marcha ter esse nome: “Margarida Alves foi uma grande mulher feminista e sindicalista de Alagoa Grande, na Paraíba, que foi assassinada. Eu, como futura professora de História, acho importante resgatar as mulheres que foram importante na história do nosso país’’.

 

 

Para saber mais sobre a Marcha das Margaridas e suas reinvidicações, clique no player acima.

 

 

O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, pela Rádio MEC AM Rio. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no link das rádios EBC. Curta a nossa página no Facebook.



Criado em 10/08/2015 - 16:40 e atualizado em 10/08/2015 - 15:32