O Bate-papo Ponto Com desta quinta-feira (22) mudou um pouco a dinâmica por um bom motivo. O apresentador Cadu Freitas fez uma troca de ideias com o aluno do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, João Neto. Ele está entre os mais de sete milhões de candidatos que enfrentarão a maratona de provas do Enem desse ano, nos dias 24 e 25. João aceitou o convite e deu uma parada nos estudos para comentar sua preparação na tentativa de uma vaga na universidade e ressaltou a importância do modelo usado atualmente, “Nem sempre o acesso foi através de uma prova única, principalmente para os alunos de escolas públicas. Antes era preciso fazer inscrição nas diversas universidades gratuitas em todo o país. Hoje, o Enem unificou quase todas”. Ele ainda explicou as siglas que democratizaram e facilitaram o ingresso no ensino superior como o Sisu, Prouni, Fies.
Durante o programa, foram colocadas algumas edições do “Minuto Enem”, produzido pela EBC, informando aos candidatos detalhes técnicos das provas, como atenção ao horário de abertura e fechamento dos portões e a obrigatoriedade de preencher o gabarito com caneta preta.
Um tema que não poderia faltar no papo: o palpite sobre o tema da redação. João Neto acha que pode cair algo sobre “Terceirização no Brasil” ou “Mobilidade urbana”. Já o apresentador Cadu Freitas acredita que “Corrupção” pode ser um tema oportuno. Mas isso, todos só saberão após a prova, na tarde de domingo.
Para ouvir esse e outros detalhes do programa Bate-papo Ponto Com, clique no player acima.
O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link das rádios EBC. Curta também a página da emissora pelo Facebook.