No último dia 30 de janeiro, o galpão da Ação da Cidadania, no Centro do Rio, recebeu mais de mil convidados entre crianças e adultos para o fechamento do programa “Fome de Leitura”.
E o Bate-papo Ponto Com desta sexta-feira (12) conversou com Marcelo Oliveira, idealizador do projeto e presidente da CAARJ – Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro, e com Daniel de Souza, responsável pela Ação da Cidadania. Foi um bate-papo no estilo “prestação de contas”, com depoimentos de crianças que participaram da atividade em janeiro. Ambos explicaram o sucesso do evento, que ultrapassou, e muito, a meta inicial.
“Esperávamos arrecadar em torno de 1.500 livros. Com a mobilização das sucursais da OAB em todo o Rio de Janeiro e da parceria com a Imprensa Oficial chegamos a 17.800 exemplares”, comemora Marcelo. Indagado sobre a logística de distribuição do que foi arrecadado, Daniel Souza afirmou que as 52 unidades da Ação da Cidadania no Estado do Rio possuem experiência para essa tarefa: “Nossa equipe tem um trabalho de muitos anos no envio de cestas básicas, roupas e material escolar. Isso facilita todo o processo, que se preocupa ainda em fazer um amplo relatório de prestação de contas”, conclui Daniel.
O apresentador, Cadu Freitas, lançou a ideia do que foi comentado nos bastidores do evento: criar uma bienal solidária do livro que seja engajada aos eventos que já movimentam o mundo literário em todo o Brasil. Tanto Marcelo quanto Daniel sinalizaram a possibilidade de colocar a sugestão em prática.
Para ouvir esses e outros detalhes do programa Bate-Papo Ponto Com, clique no player acima.
O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link das Rádio MEC AM. Curta também a página da emissora pelo Facebook.